O cuidado com a gestante vai muito além dos exames no pré-natal e o ato do parto. Nós acreditamos que esse momento tão singular na vida das famílias que nos procuram precisa ir além. Além da saúde física da mãe do bebê. Precisa preparar a mãe e o pai para a nova realidade após o nascimento. Precisa ter o cuidado atento à saúde emocional e ao bem-estar da família.
Não trata-se apenas de parto humanizado, mas de uma relação humanizada entre médico e paciente.

Perguntas frequentes

Como funciona o parto humanizado?

O parto humanizado tem a ver com deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizando o mínimo de intervenções médicas e deixando que a mulher assuma o seu protagonismo, oferecendo vários benefícios para ambos. É assumir uma postura respeitosa quanto aos desejos e necessidades da mãe e do bebê, levando em conta sempre sua saúde e bem-estar. Gradativamente a medicina baseada em evidências vem demonstrando que podemos fornecer uma assistência menos intervencionista, individualizada para cada mãe e bebê.

Paciente com vários abortos. Quando investigar?

Em caso de três ou mais abortos consecutivos (aborto de repetição ou recorrente), é recomendado realizar uma investigação mais ampla antes de tentar novamente uma gravidez.
O médico, após exames detalhados, buscará possíveis causas para as perdas gestacionais, como anomalias genéticas ou estruturais e outros distúrbios que aumentam o risco de abortos espontâneos. Assim, você já inicia o tratamento adequado.

O que é necessário para o planejamento da gestação para pacientes diabéticas e hipertensas?

Durante o planejamento da gestação e o pré-natal, é possível intervir para reduzir o risco de complicações advindas da pressão arterial elevada e do diabetes. Para isso, após avaliação cuidadosa da paciente, são recomendadas ações como acompanhamento nutricional para ajustar a alimentação, principalmente controle da ingesta de glicose e carboidratos, diminuição da ingesta de sal, buscando uma alimentação mais balanceada.
A atividade física (adaptada para cada caso) também é importante para o controle do peso e bem-estar da gestante. Em alguns casos , pode ser necessário associar o uso medicamentos para auxiliar no tratamento.

Como se preparar para o parto natural?

Informações sobre o parto: buscar informações de fontes seguras, fazer cursos, participar de lives, sensibilizar o(a) parceiro(a) para estar com você não apenas no parto, mas durante essa construção de informação;
Exercícios físicos: são importantes para fortalecer a musculatura e facilitar o desempenho na hora do nascimento. O ideal é praticar antes e também durante a gestação.
Apoio psicológico: auxilia a lidar com os momentos desafiadores da hora do parto, bem como dos cuidados com o bebê. Durante o parto, estar acompanhada do(a) parceiro(a) ou de um familiar ou pessoa de confiança ajuda a ter mais segurança e tranquilidade;
Sinais de parto: conhecer os sinais que indicam quando seu corpo começa a dar sinais de que o parto está próximo, como contrações, sangramentos, além do rompimento da bolsa d’água.
Dieta: controle do ganho de peso durante a gestação, e planejamento nutricional antes inclusive de gestar, ajuda na prevenção de doenças como diabetes e hipertensão gestacionais.